Beleza

Procedimentos estéticos em alta com a chegada do verão

Profissionais capacitados, não só no trato direto com o paciente mas também no transporte de medicamentos, são essenciais para que o Brasil seja referência em qualidade

 

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) 2025, o Brasil segue no topo do ranking dos países que mais realizam procedimentos, com aumento de 7,5% nas cirurgias realizadas. Mais do que isso, o país registra um número expressivo de procedimentos estéticos no geral, com mais de 750 mil registros de preenchimentos, aplicação de toxina botulínica e outras intervenções minimamente invasivas. Com a chegada do fim de ano e o início do verão, a tendência é que a procura por técnicas que aumentem a autoestima dos pacientes seja ainda maior.

 

O período é visto como estratégico não somente para clínicas, mas também para empresas que atuam no segmento em outras frentes. “Quando falamos do atual cenário da medicina estética, muitos comentam somente sobre a necessidade de escolha de bons médicos, o que, claro, é essencial, mas outros agentes estão envolvidos e são essenciais para que o Brasil seja uma referência global, inclusive, em qualidade”, destaca Ricardo Canteras, diretor Operacional e de Tecnologia da Temp Log, única operadora logística do país especializada neste segmento.

 

“A logística, por exemplo, desempenha um papel fundamental na cadeia de fornecimento do setor. Sem um transporte adequado, com monitoramento de temperatura e controle rigoroso, os produtos podem perder sua eficácia antes mesmo de chegarem aos profissionais”, completa o especialista.

 

Outro ponto que merece destaque, de acordo com o executivo, é a maior diversidade de público que atualmente procura esses tratamentos, tanto quando falamos de novas gerações (como a Z), quanto de regiões atendidas, com a ampliação da adesão fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro.

 

E as novas oportunidades trazem, também, desafios, tendo em vista que há a necessidade de especialização de empresas para a distribuição de produtos voltados à saúde humana para as mais variadas regiões, incluindo municípios afastados das grandes capitais.  Enfrentando estradas nem sempre em boas condições, mudanças de clima ao longo do caminho e itens que têm alta sensibilidade à intempéries, as operadoras logísticas precisam ter como prioridade assegurar que os medicamentos cheguem com qualidade para os pacientes. E para isso, investem em soluções que auxiliem no controle rigoroso de temperatura em todas as etapas da cadeia, manuseio cuidadoso e entregas rápidas.

 

“Na Temp Log a tecnologia é uma grande aliada. Integramos as operações com soluções digitais, proporcionando maior visibilidade e controle ao cliente sobre suas entregas, desde a entrada no armazém até a entrega final. Soluções como rastreamento em tempo real e relatórios automatizados de temperatura podem agregar valor para indústrias farmacêuticas e profissionais de saúde. O setor tem trazido grandes resultados e, também, muitos desafios. Estamos superando cada um deles, sempre tendo como principal objetivo pensar em soluções que possam atender os clientes com qualidade, eficiência e segurança, garantindo um produto íntegro, de ponta a ponta, em um curto prazo, mesmo com a alta demanda”, finaliza.

 

Sobre a TEMP LOG

 

Única operadora logística de cadeia fria no Brasil especializada em produtos para a medicina estética, a Temp Log tem mais de 30 anos de atuação no armazenamento, fracionamento e transporte de produtos para a saúde.

 

Referência para a indústria farmacêutica, cobre mais de 2.500 municípios do País, que recebem medicamentos sensíveis com a rapidez, qualidade e responsabilidade necessárias para garantir que não sofram excursões de temperatura e, assim, proporcionem resultados seguros e eficazes para os pacientes – o que só é possível graças a uma modelagem exclusiva de segmentação automatizada e sistemas avançados de rastreamento.

 

A Temp Log atua, ainda, nos setores terapêutico, de pesquisa clínica e dispositivos médicos. Mais informações em www.templog.net

Saúde & Bem-estar

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade, alerta especialista

Ganho de peso, álcool e sedentarismo afetam hormônios e qualidade reprodutiva; obesidade já é um dos principais fatores de risco para quem deseja engravidar

 

Ceias fartas, consumo excessivo de álcool e semanas fora da rotina durante as festas de fim de ano podem ter um impacto maior do que muitos imaginam. Antes mesmo de se manifestar em doenças como diabetes ou problemas cardíacos, o ganho de peso associado a esses exageros já pode comprometer a fertilidade de homens e mulheres. O excesso de peso interfere no equilíbrio hormonal, afeta a ovulação e reduz a qualidade dos espermatozoides, tornando a gravidez mais difícil.

 

“O excesso de peso provoca alterações hormonais capazes de prejudicar a produção de espermatozoides e a ovulação, impactando diretamente as chances de fecundação”, explica o ginecologista e especialista em medicina reprodutiva Dr. Maurício Chehin, do Grupo Huntington.

 

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, 68% dos brasileiros vivem hoje com excesso de peso; 31% têm obesidade e 37% estão com sobrepeso. No caso das mulheres, a obesidade pode gerar ciclos menstruais irregulares e diminuir a frequência de ovulação.

 

“Recomendamos que pacientes com obesidade ou sobrepeso busquem acompanhamento médico e nutricional antes de engravidar, seja de forma espontânea ou por Fertilização in Vitro. A perda de peso aumenta as chances de sucesso e reduz riscos importantes na gestação”, afirma Chehin.

 

Entre os homens, os impactos também são significativos. A obesidade afeta tanto a quantidade quanto a qualidade dos espermatozoides e pode comprometer a função sexual. “O acúmulo de gordura altera o equilíbrio hormonal reduzindo a testosterona e aumentando o risco de disfunção erétil. Isso repercute diretamente na motilidade e concentração dos espermatozoides”, acrescenta o especialista.

 

O crescimento da obesidade no país é impulsionado por padrão alimentar inflamatório, sedentarismo e longos períodos de exposição às telas. Para o médico, esse conjunto tem ampliado os desafios reprodutivos no Brasil. “Já vemos quase um terço da população vivendo com obesidade e isso tem consequências claras para a saúde reprodutiva”, observa.

 

Riscos durante a gestação

 

Além de dificultar a gravidez, o excesso de peso aumenta taxas de aborto e complicações obstétricas. “A obesidade eleva o risco de hipertensão, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e problemas durante o parto. Controlar o peso antes da gestação é um fator de proteção fundamental para mãe e bebê”, destaca Chehin.

 

Estilo de vida e prevenção

 

Mudanças simples de rotina têm impacto direto na fertilidade. “Dormir bem, não fumar, manter peso saudável, praticar atividade física, moderar o consumo de álcool, adotar uma alimentação equilibrada e manter relações sexuais regulares cerca de três vezes por semana são medidas que favorecem a saúde reprodutiva”, orienta o especialista.

 

Chehin faz ainda dois alertas importantes: o uso de lubrificantes vaginais inadequados que podem comprometer a mobilidade dos espermatozoides e o risco das infecções sexualmente transmissíveis. “As ISTs são causas frequentes de infertilidade e muitas vezes só são percebidas quando já provocaram danos”, afirma.

 

O médico reforça que consultas periódicas com ginecologistas e urologistas são essenciais para monitorar a saúde reprodutiva. “O acompanhamento regular permite identificar e corrigir fatores de risco e preservar a fertilidade antes que ocorram danos irreversíveis”, finaliza.

Saúde & Bem-estar

Especialista dá 5 dicas para reprogramar o cérebro e não sabotar os planos em 2026

Psicóloga e neurocientista Anaclaudia Zani aborda a importância de não auto sabotar o próprio cérebro, transformando resoluções em resultados verdadeiros e fazendo de 2026 um ano em que as mudanças realmente acontecem

 

Há poucos dias do término de 2025, é comum que a maioria das pessoas esteja revisando metas, estabelecendo novos objetivos e reafirmando intenções para o próximo ano. Para muitos é o momento de “virar a página”, dar um “reset” na vida. No entanto, a realidade é bem diferente e estudos indicam que até 80% das pessoas abandonam suas promessas antes de fevereiro, ou seja, o que antes significava motivação pode acabar virando frustração.

 

A neurocientista e psicóloga Anaclaudia Zani, especialista em comportamento humano com 30 anos de pesquisa na área, ajuda a entender o porquê isso acontece e como evitar a auto sabotagem. Não é falta de disciplina, é o cérebro operando em modo de autoproteção, priorizando hábitos antigos e atalhos mentais já consolidados.

 

“O cérebro é um processador de informações. Somos nós que mandamos nele, então depende muito de como interpretamos o mundo e vamos narrando pra ele e assim ele vai reagindo. É assim que funciona. Nesse sentido, a procrastinação para o cérebro está muito ligada à crítica da pessoa. O medo da frustração de não sair tão bem feito faz com que ela nem faça. Isso é a tal procrastinação e o que as pessoas precisam entender é que é melhor dar o primeiro passo sem necessariamente ser perfeito, pois tudo tem um processo”, explica Anaclaudia, que é criadora da EITA Mentora Virtual, primeira IA que ajuda as pessoas a racionalizar as emoções.

 

Segundo a especialista, colocar em prática as metas estabelecidas vai muito além da disciplina ou da força de vontade: reside na estrutura cerebral e nos vieses psicológicos que regem nosso comportamento. O cérebro humano é programado para repetir comportamentos familiares, economizar energia e evitar esforços cognitivos elevados, exatamente o oposto do que exigem as mudanças de comportamento.

 

Mas, afinal, por que o cérebro sabota nossos planos? 

 

A especialista explica que rodando meio que no “piloto automático”, o cérebro tende a preferir atalhos neurais já consolidados. Hábitos e caminhos antigos, mesmo que ruins, são mais confortáveis do que os novos. Mudanças exigem novas conexões neurais, o que demanda esforço, tempo e constância para o organismo, que cria meio que uma resistência, dificultando que novas rotinas se iniciem.

 

Motivação sem recompensa imediata logo acaba. Ao estabelecer metas, o cérebro libera dopamina –  neurotransmissor que regula a motivação, o prazer, a libido e outras funções, mas quando os resultados demoram, a motivação logo vai embora e o cérebro volta aos padrões e ao conforto dos hábitos antigos.

 

Metas vagas e objetivos abstratos confundem o cérebro, assim como o excesso deles gera sobrecarga cognitiva. É preciso ter clareza sobre como agir mantendo o foco. Evitar resoluções como “entrar em forma”, “cuidar da saúde”, pois são metas amplas demais e que carecem de especificidade. Devemos mostrar ao cérebro como agir para que ele não volte ao automático e não desista rapidamente.

 

Otimismo excessivo sobre a própria capacidade de mudar e a subestimação dos obstáculos, também é uma maneira do cérebro se autosabotar. As promessas precisam sobretudo serem realistas. O excesso de otimismo faz com que as pessoas superestimem sua capacidade de mudança e subestimem obstáculos. O primeiro tropeço gera frustração e abandono da meta.

 

Reprogramando o cérebro para 2026

 

Anaclaudia Zani aponta para a parte biológica do cérebro: “Não há culpa na falha, há biologia. O cérebro não é fixo, é maleável, poupa chance real de mudança”. Por isso, ela elenca algumas maneiras para reprogramar o cérebro para o próximo ano, lembrando que a mudança só se estabiliza a partir do momento em que vira hábito:

 

• Defina e estabeleça metas claras, específicas e realistas. Troque “vou me exercitar”, por: “caminhar 20 minutos 3 vezes por semana”. Quanto mais concreto e factível, melhor para a mente. Metas claras reduzem a sobrecarga mental e dão um “mapa” claro para o cérebro seguir.

• Não faça mudanças radicais, pois tendem a falhar. Comece com passos pequenos, mas que tenham consistência. Lembre-se sempre: hábitos pequenos e frequentes a mente fixa melhor. A neuroplasticidade –  capacidade do sistema nervoso de mudar, aprender e adaptar a sua forma e função ao longo da vida, em resposta a estímulos, experiências, aprendizado, lesões ou doenças, se beneficia da repetição gradual.

• Como o cérebro gosta de resultados rápidos, pequenas recompensas e reforços positivos são bem vindos e ajudam o cérebro a consolidar o comportamento.

• Autocompaixão, paciência e resiliência sempre e nada de culpa! Errou? Recomece e não se puna! A culpa bloqueia o aprendizado. A Autocrítica sabota nosso cérebro a ativar mecanismos de stress e medo. O foco deve ser no progresso e não na perfeição.

  • • Compartilhe metas com amigos, família, ou mesmo grupos de apoio e acompanhe os progressos periodicamente. A mente entende isso como um sinal de comprometimento e responsabilidade social, fortalecendo o novo objetivo.

 

“É preciso entender o cérebro e seus mecanismos cerebrais e que ele é nosso aliado antes de traçar qualquer meta no papel. Começar a usar a neurociência e a psicologia a favor das intenções pode fazer com que 2026 seja realmente diferente e transformador”, conclui.

 

Anaclaudia Zani Ramos é psicóloga, neurocientista e pesquisadora em Neurociência e Desenvolvimento Humano há 30 anos

Sobre Anaclaudia Zani

 

Criadora do Método InLuc (Inteligência – Liberdade Única Conquistada), reconhecido em congressos internacionais, desenvolve trabalhos com neurociência aplicada voltados para mudanças comportamentais mensuráveis. Atua com foco em alta performance com executivos de grandes empresas como Google e Meta, além de atletas profissionais. É palestrante, escritora e fundadora da startup EITA (Elevar a Inteligência a Treino de Autopercepção), plataforma pioneira de apoio emocional em tempo real que recentemente captou R$ 1 milhão em rodada angel. Anaclaudia também é criadora da Mentora Virtual, primeira IA que ajuda na racionalização das emoções.

Saúde & Bem-estar

Como o climatério afeta o corpo da mulher e o que fazer para manter a saúde

Essa fase deve ser vista como uma oportunidade de cuidar ainda mais do corpo. Alimentação, exercícios e um bom sono são aliados poderosos

 

Vamos falar da relação entre o climatério e ganho de peso.  Primeiro é importante lembrar que o climatério é a fase de transição que leva à menopausa. Geralmente se dá entre os 40 e 50 anos, onde os ovários reduzem gradualmente a produção de estrogênio e progesterona. E como isso afeta a saúde da mulher? Começa pelo metabolismo, que pode ficar mais lento.

 

Com isso, pode acontecer maior perda de massa muscular, queda da densidade óssea e mudanças no padrão de distribuição de gordura corporal, favorecendo a gordura visceral. Essas são algumas das consequências no corpo da mulher. Porém, é possível diminuir esses sintomas com uma estratégia baseada em três pilares: alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e sono de qualidade.

 

Dr. Thiago Viana, médico do esporte e nutrólogo, com foco no emagrecimento, reforça essa mensagem. “Vale lembrar que com a queda do estrogênio ocorre uma redistribuição da gordura. No climatério e na menopausa, ela passa a acumular principalmente no abdômen. Mas também pode aumentar na região do dorso, a chamada gordura nas costas e braços”, explica.

 

Estudos mostram que essa queda está ligada à alteração na sensibilidade à insulina e ao metabolismo lipídico. A North American Menopause Society aponta que mulheres podem ganhar até 5 cm de circunferência abdominal nos primeiros anos pós-menopausa, mesmo sem grandes alterações de peso.

 

Isso demonstra que o acúmulo de gordura no abdômen pode trazer riscos à saúde da mulher. “A gordura visceral, que fica entre os órgãos, aumenta a chance de desenvolver síndrome metabólica, diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto e até doenças cardiovasculares. Também há associação com maior risco de alguns tipos de câncer, como o de mama”, alerta o médico.

 

Estratégias para manter a saúde e o peso

 

Thiago considera que mesmo com o metabolismo mais lento, não significa que emagrecer seja impossível. “Estratégias que unem nutrição adequada, exercícios, principalmente musculação e aeróbicos combinados. E, em alguns casos, suplementação ou medicamentos, podem trazer excelentes resultados. A chave está na personalização do plano”, afirma. Ele destaca três pilares como estratégia nesse momento:

 

Alimentação balanceada: consumo de proteínas adequadas, fibras, vegetais e menor de ultra processados.

 

Exercício físico regular: especialmente treino de força para preservar massa muscular.

 

Sono de qualidade e manejo do estresse: ambos influenciam hormônios como o cortisol, que impacta diretamente no peso.

 

Dicas para quem está entrando no climatério

  • • O climatério não deve ser visto como uma sentença de ganho de peso e perda de saúde. É uma oportunidade de cuidar ainda mais do corpo.
  • • Consultas regulares para checar saúde óssea, cardiovascular e metabólica são fundamentais.
  • • Apoio psicológico pode ser importante, já que essa fase muitas vezes traz impacto emocional.
  • • Hábitos saudáveis adotados nesse período podem aumentar a expectativa de vida e qualidade de vida.
  • Envelhecer é inevitável, mas envelhecer com saúde é uma escolha que passa por disciplina, acompanhamento profissional e mudança de hábitos.
  • Sobre Dr. Thiago Viana (CRM nº 144.585. Médico do Esporte e Nutrólogo: RQE 121770-118488).
  • Dr. Thiago Viana, médico do esporte e nutrólogo com foco no emagrecimento. Formado pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), em 2010. Atualmente, ele atende em sua clínica na cidade de Bauru e com trabalho especializado na medicina esportiva, qualidade de vida, com foco em emagrecimento e melhora de performance.
  • O Dr. Thiago é pós-graduado em medicina esportiva pela faculdade BWS, nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Ele ainda é membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), membro da Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade (SBEMO), membro da European Board of Obesity Medicine e membro associado da Sociedade Brasileira de Andropausa e Menopausa (SBAM).
  1. www.instagram.com/drthiagoviana/
  2. www.doutorthiagoviana.com.br
Gastronomia

Receitas que são uma boa ideia para a ceia de final de ano

Veja cardápio completo incluindo prato principal, acompanhamentos, sobremesa e drink com receitas testadas e aprovadas pela Cachaça 51

 

Quando o assunto é Ano Novo, todo mundo quer um cardápio caprichado. Pratos saborosos, clima de celebração e momentos que ficam guardados na memória. Apostar em receitas com Cachaça 51 é uma boa ideia para sair do óbvio e surpreender a família com combinações criativas e cheias de sabor. Versátil e com várias opções disponíveis, a Cachaça 51 entra como ingrediente-chave, realçando aromas, equilibrando preparações doces e salgadas e trazendo personalidade ao cardápio. Do prato principal à sobremesa, passando pelos acompanhamentos e pelo drink, este menu completo reúne receitas fáceis, com passo a passo, todas testadas e aprovadas para deixar sua ceia ainda mais especial.

 

Rabanada com Calda de Cachaça 51 Seleção

 

Ingredientes

  • 50 ml de Cachaça 51 Seleção
  • 1 pão tipo baguete ou pão para rabanada
  • 250 ml (1 copo) de leite integral
  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 3 gemas
  • Manteiga quanto baste para fritar
  • Açúcar e canela a gosto para finalizar

 

Modo de preparo

  1. Corte o pão em fatias de aproximadamente 2 dedos de espessura. Em uma tigela, misture o leite, o leite condensado e as gemas e a Cachaça 51 Seleção brasileira Mergulhe as fatias de pão na mistura. Doure em uma frigideira quente com bastante manteiga. Passe no açúcar com canela e sirva.

 

Tender Assado com Cachaça 51 Mel e Molho de Laranja

 

Ingredientes

  • 100 ml de Cachaça 51 Mel
  • 1 tender bolinha (aprox. 1,2 kg)
  • 15 a 20 cravos-da-índia
  • 1 cebola média cortada em pétalas
  • 2 pimentas-de-cheiro inteiras
  • ½ pimentão vermelho em tiras
  • 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm) fatiado
  • Papel celofane culinário

 

Para o molho

  • 500 ml de suco de laranja natural
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 200 ml (1 copo) de caldo de legumes

 

Modo de preparo

  1. Faça cortes superficiais no tender formando losangos e espete os cravos.
  2. Coloque o tender sobre papel celofane culinário. Distribua a cebola, a pimenta-de-cheiro, o pimentão e o gengibre ao redor. Regue com a cachaça 51 Mel, feche bem formando uma trouxinha. Leve ao forno preaquecido a 230 °C por 35 minutos. Para o molho, leve o suco de laranja ao fogo baixo até reduzir e ficar com textura de caramelo.
  3. Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e cozinhe rapidamente.
  4. Acrescente o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre.
  5. Junte a redução de laranja e cozinhe até engrossar.
  6. Sirva o tender fatiado com o molho por cima.

 

Farofa de Banana da Terra com Cachaça 51 Ouro

 

Ingredientes

  • 50 ml de Cachaça 51 Ouro
  • 150 g de bacon em cubos
  • 1 cebola roxa média picada
  • 2 bananas-da-terra maduras em cubos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1½ xícara de farinha de mandioca
  • Coentro picado a gosto
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira, frite o bacon até dourar. Acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a banana e deixe dourar levemente. Adicione a cachaça e deixe o álcool evaporar. Acrescente a manteiga e, em seguida, a farinha de mandioca. Ajuste o sal e finalize com coentro picado.

 

Vinagrete de Abacaxi com Cachaça 51 Branca

 

Ingredientes

  • 50 ml de Cachaça 51 Branca
  • ½ abacaxi picado em cubos pequenos
  • 1 tomate médio sem sementes em cubos
  • ½ cebola média em cubos
  • Coentro picado a gosto
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Suco de 1 limão siciliano
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes picados em uma tigela. Tempere com a cachaça, o azeite, o suco de limão e o sal. Misture bem e sirva gelado ou em temperatura ambiente.

 

Mousse de Chocolate 70% com dose de Reserva 51 Singular

 

Ingredientes

  • 50 ml de Cachaça 51 Singular
  • 6 claras de ovo
  • 100 g de açúcar (dividido em duas partes)
  • 6 gemas de ovo
  • 300 g de chocolate meio amargo

 

Modo de preparo

  1. Bata as claras com 50 g de açúcar até ponto de neve firme. Em outra tigela, bata as gemas com os outros 50 g de açúcar até ficar claro e espumoso. Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente a cachaça ao chocolate derretido e deixe esfriar. Incorpore as gemas batidas ao chocolate. Adicione as claras em neve aos poucos, misturando delicadamente. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.

 

Drink de romã com limão e cachaça 51

 

Ingredientes

  • 50 ml de Cachaça 51 Branca
  • 3 colheres (sopa) de sementes de romã
  • ½ laranja em pedaços
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Gelo a gosto
  • Hortelã para finalizar

 

Modo de preparo

  1. Em uma coqueteleira, adicione as sementes de romã, a laranja e o açúcar. Macere bem.
  2. Acrescente a cachaça e o gelo. Chacoalhe bem. Coloque gelo em um copo e coe o drink.

Finalize com mais sementes de romã e um ramo de hortelã. Nas festas de final de ano, boas ideias fazem toda a diferença à mesa. Com a Cachaça 51 como ingrediente especial, essas receitas provam que é possível inovar sem complicar. Escolha suas favoritas, siga o passo a passo e transforme a ceia em um momento ainda mais saboroso para toda a família.

 

Sobre a Cia. Müller de Bebidas

 

A Cia. Müller de Bebidas traz sempre uma boa ideia! Fundada em 1959, na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, é fabricante da icônica Cachaça 51, um verdadeiro símbolo brasileiro e eleita Top of Mind pelo quinto ano consecutivo em 2025. A empresa oferece um portfólio diversificado para atender a todos os paladares. Além da tradicional Cachaça 51, disponível nas versões branca, ouro e envelhecidas, a Cia. Müller apresenta a linha de bebidas prontas para beber 51 Ice, com uma variedade de sabores refrescantes, incluindo a 51 ICE Zero 3 Limões, não alcoólica e sem açúcar. O portfólio traz ainda opções de vodka, conhaque e a inovadora linha de bebidas alcoólicas saborizadas 29 Sabores.

 

Com três polos industriais estrategicamente localizados – dois em São Paulo e um em Pernambuco –, a Cia. Müller de Bebidas consolida sua liderança no mercado brasileiro e expande sua presença global, exportando suas marcas para mais de 51 países. O compromisso com a qualidade é atestado pelas inúmeras certificações e prêmios nacionais e internacionais conquistados ao longo dos anos. A empresa se orgulha de possuir uma das maiores e mais avançadas destilarias unitárias de cachaça do mundo, resultado da busca constante por altos padrões de produção, tecnologia de ponta e rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de fabricação.

Saúde & Bem-estar

Saúde bucal nas festas de fim de ano: dicas para manter o sorriso intacto

Nesta época de celebrações e confraternizações, a mesa farta de guloseimas e sobremesas típicas leva, inevitavelmente, a um consumo elevado de açúcar. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o impacto desse excesso não se resume apenas aos quilos extras; ele representa um risco direto e significativo à saúde bucal.

 

O mecanismo é bem conhecido na odontologia: o açúcar atua como um grande vilão à integridade do esmalte dentário. Conforme explica o Dr. Paulo Zahr, fundador da OdontoCompany, ao consumir alimentos e bebidas açucaradas, as bactérias naturalmente presentes na boca (principalmente as do gênero Streptococcus mutans) transformam esse açúcar em ácidos. Estes ácidos, por sua vez, atacam o esmalte, que é a camada protetora externa dos dentes, iniciando o processo de desmineralização. A repetição frequente desse processo pode levar a danos importantes, culminando na formação de cáries.

 

Quando o esmalte se desgasta, a camada subjacente, a dentina — rica em terminações nervosas — pode ficar exposta. Essa exposição é a causa da sensibilidade dentária. Isso significa que, mesmo na ausência de cáries visíveis, o consumo de doces, bebidas geladas ou quentes, e comidas ácidas pode provocar dor ou incômodo agudo. Diante do extenso calendário festivo, torna-se crucial estabelecer um equilíbrio cuidadoso entre o prazer de saborear as delícias da temporada e a necessidade de proteger a saúde bucal.

 

A seguir, apresentamos recomendações fundamentais para a prevenção:

 

  • * Moderação no consumo de açúcar: limite a quantidade e a frequência de doces e bebidas açucaradas. Prefira consumi-los em momentos específicos (como sobremesa), em vez de petiscar ao longo de todo o dia das festividades.
  • * Higiene bucal rigorosa: mantenha a rotina de higiene inalterada. Escove os dentes com creme dental fluoretado e utilize uma escova de cerdas macias. O uso do fio dental é indispensável, pois remove resíduos de áreas onde a escova não alcança. O bochecho com enxaguantes pode complementar, mas jamais substituir a escovação.
  • * Atenção aos doces pegajosos: evite balas, caramelos e outros doces “grudentos” ou de longa permanência na boca. Eles aderem à superfície do dente e são mais difíceis de remover, aumentando significativamente o tempo de exposição dos dentes aos ácidos e, consequentemente, o risco de cáries e sensibilidade.
  • * Controle da acidez: o consumo de refrigerantes e bebidas ácidas favorece a queda do pH bucal, criando um ambiente propício para a atividade das bactérias que causam danos aos dentes. Se consumir essas bebidas, utilize um canudo para minimizar o contato com os dentes e, se possível, enxágue a boca com água pura logo em seguida.
  • * Visitas regulares ao dentista: a prevenção e a detecção precoce fazem uma grande diferença. Consulte o dentista regularmente, especialmente se notar dor, sensibilidade, manchas, sangramento gengival ou qualquer outro sintoma.

Em suma, as festas de fim de ano não precisam ser sinônimo de descuido com a saúde bucal. Com atenção, moderação e a manutenção de bons hábitos de higiene, é perfeitamente possível saborear os doces típicos da época e, ao mesmo tempo, preservar a saúde e a beleza do seu sorriso. Afinal, nada estraga mais uma comemoração do que uma dor de dente inesperada.

 

Para mais informações siga @odontocompany

Gastronomia

Cerveja combina com sobremesas? Saiba como harmonizar a bebida com doces tradicionais

Das opções mais leves às mais encorpadas, descubra como a cerveja pode transformar à experiência à mesa

 

As ceias de fim de ano são sempre marcadas por pratos tradicionais e muitas sobremesas. E, ao contrário do que muitos imaginam, a cerveja pode ser uma grande aliada na hora de acompanhar doces típicos da data. Com diferentes perfis de malte, notas aromáticas e níveis de amargor, a bebida é uma excelente aliada para realçar sabores, equilibrar dulçor e trazer novas camadas sensoriais à degustação.

 

A especialista sensorial do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino, reuniu dicas práticas para quem deseja surpreender na ceia, criando uma verdadeira experiência gastronômica. “Harmonizar sobremesas com cerveja é uma forma surpreendente e muito eficiente de valorizar os dois lados da combinação. A carbonatação, o amargor e o perfil de malte podem contrastar ou complementar o doce, deixando a degustação muito mais equilibrada”, explica.

 

Fique de olho nos detalhes

 

Segundo a especialista, não existe um rótulo universal que combine com todos os doces típicos. “Cada sobremesa exige um tipo de cerveja diferente. Algumas combinam por contraste, outras por semelhança. Por isso, não existe um rótulo neutro que funcione para tudo”, explica Nicolino.

 

A temperatura da cerveja também influencia no resultado. “O ideal é servir entre 6ºC e 8ºC. Muito gelada, a cerveja perde aroma e só se sente o ‘frio na boca’, prejudicando a harmonização, especialmente com doces mais delicados”, orienta.

 

Confira as sugestões preparadas pela especialista para surpreender na ceia:

 

Rabanada: a Red Lager, inspirada nas Vienna Lagers, traz notas de tosta e caramelo que combinam com a crosta açucarada da rabanada. O amargor contrasta a gordura da fritura e limpa o paladar.

 

• Indicação de : Black Princess Back to the Red.

 

Panetone tradicional: a leveza e o frescor das cervejas de trigo equilibram a maciez do panetone. As notas de banana e cravo complementam as frutas cristalizadas sem exagerar no dulçor. A Weiss é perfeita para quem quer suavidade, pois equilibra sem competir, oferecendo uma experiência elegante.Harminiza

 

• Indicação de harmonização: Petra Weiss ou Black Princess Dr. Weiss.

 

Pudim de leite condensado: sobremesas com caramelo pedem cervejas Bock, com malte caramelizado em sua formulação. A carbonatação quebra a textura cremosa e deixa o paladar limpo.

 

• Indicação de harmonização: Black Princess Tião Bock.

 

Manjar de coco: a Ditriguis traz contraste com leveza e refrescância. Já a Petra Stark Bier intensifica o sabor do coco e adiciona complexidade ao paladar.

 

• Indicação de harmonização: Ditriguis ou Petra Stark Bier.

 

Sobremesas com chocolate (mousse, brigadeirão, brownie): as notas torradas do estilo Bock – que remetem ao café – combinam naturalmente com chocolate, criando uma experiência aconchegante.

 

• Indicação de harmonização: Black Princess Tião Bock.

 

Pavê tradicional (creme, biscoito e chocolate): elegante e equilibrada , a cerveja escura também complementa o chocolate sem agregar dulçor excessivo. A carbonatação contrasta a gordura do creme, deixando o paladar limpo.

 

• Indicação de harmonização: Petra Schwarzbier, Petra Premium ou Black Princess Dark.

 

Torta de nozes: o malte caramelizado do estilo Vienna Lager harmoniza com o caramelo da sobremesa, enquanto as notas tostadas combinam com as nozes. A carbonatação modera a textura e traz equilíbrio.

 

• Indicação de harmonização: Black Princess Back to the Red.

 

Banoffee: cervejas com notas frutada destacam a banana e harmonizam por semelhança. Outro ponto importante é a carbonatação, que contrasta com o doce de leite e o chantilly, equilibrando a doçura.

 

• Indicação de harmonização: Petra Weiss ou Black Princess Dr. Weiss.

 

Castanhas, amêndoas e frutas cristalizadas: cervejas com notas mais acentuadas de malte, caramelo e pão tostados combinam perfeitamente com esses ingredientes típicos das festas de fim de ano.

 

• Indicação de harmonização: Black Princess Tião Bock ou Petra Bock.

 

Sobre o grupo Petrópolis – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Vold X, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice, Fest Drinks by Itaipava e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport; e a água mineral Petra.

 

O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolisnas redes sociais.

Comportamento

Luto nas festas de fim de ano: como atravessar o Natal e o Ano Novo diante da ausência de quem se ama

Psicóloga explica por que rituais, tradições e atenção aos sinais de alerta ajudam a lidar com a dor em um período marcado por celebrações

 

As festas de fim de ano costumam ser associadas a momentos de alegria, união e celebração ao lado de familiares e amigos. No entanto, para quem vive o luto pela perda de um ente querido, e também para muitas outras pessoas, o Natal e o Ano Novo podem intensificar sentimentos de saudade, tristeza e solidão, tornando esse período especialmente desafiador.

 

A sobrecarga emocional típica das festas de fim de ano é uma realidade para muitas pessoas. Um estudo da IKEA, mostra que quase metade dos entrevistados (49,3%) relatou sentir estresse durante esse período, e 24,6% afirmaram vivenciar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Esses números ajudam a compreender por que emoções como tristeza, ansiedade e exaustão emocional tendem a se manifestar com mais intensidade nessa época, especialmente entre quem enfrenta o luto.

 

Mais do que relembrar a morte, esse momento convida à reflexão sobre a vida, os vínculos construídos e o significado da ausência. Em meio às celebrações, pequenos gestos podem ajudar a ressignificar a dor e manter viva a memória de quem partiu, como acender uma vela, colocar uma foto à mesa, mencionar o nome da pessoa durante a ceia, preparar um prato de que ela gostava ou compartilhar lembranças e histórias marcantes.

 

Segundo especialistas da área de Psicologia, o primeiro passo para lidar com o luto é reconhecer os próprios sentimentos e permitir-se viver esse processo com autenticidade e acolhimento. O luto é uma experiência única, vivida de formas diferentes por cada pessoa e em tempos distintos. Não há um prazo definido para sentir ou uma maneira certa de lidar com a dor. Em datas simbólicas, como as festas de fim de ano, sentimentos relacionados a perdas antigas podem voltar à tona e isso é absolutamente natural.

 

A psicóloga Priscilla Rodrigues, professora da Universidade São Judas, explica que, nesse período, a ausência da pessoa amada tende a se tornar ainda mais evidente. “Está tudo bem sentir saudade, desejar que a pessoa ainda estivesse aqui e permitir que risadas e lágrimas coexistam. É no reconhecimento da falta e da saudade que conseguimos seguir em frente com a nossa vida, mesmo sem as pessoas mais significativas fisicamente presentes”, afirma.

 

Manter tradições e rituais pode ter um valor psicológico profundo para quem está em luto, pois ajuda a dar continuidade aos vínculos afetivos mesmo diante da ausência física. Atos como preparar a comida preferida de quem partiu, repetir um passeio que faziam juntos, visitar um local significativo ou observar as decorações dessa época funcionam como formas simbólicas de presença, oferecendo conforto emocional e sensação de pertencimento.

 

Esses rituais ajudam o cérebro a organizar a experiência da perda, validam a saudade e reduzem o sentimento de isolamento, comum nas festas de fim de ano. “Se havia uma tradição, como um almoço especial, um passeio, uma visita a um parque ou até observar as decorações dessa época juntos, mantê-la pode trazer conforto. As lembranças e a certeza de que houve momentos afetivos verdadeiros fazem diferença para lidar com a saudade”, destaca Priscilla.

 

Durante o período de luto, é fundamental respeitar os limites do corpo e da mente. A tristeza é esperada, mas o sofrimento merece atenção quando começa a aparecer em situações do dia a dia, como dificuldade constante para dormir ou excesso de sono, irritabilidade frequente, cansaço extremo, falta de concentração, desânimo para atividades antes prazerosas, afastamento de amigos e familiares ou sensação persistente de vazio. Quando esses sinais se prolongam e passam a interferir na rotina, no trabalho ou nas relações, pode ser um indicativo de que é importante buscar ajuda profissional.

 

Para Priscilla, não existe uma fórmula pronta para aliviar a dor da perda, mas é possível encontrar formas mais gentis de atravessar esse processo. “Não há uma receita para preencher o vazio que fica quando perdemos alguém que amamos, mas podemos celebrar a vida e as lembranças construídas. As risadas, os momentos bons e até os difíceis fazem parte da história que nos levou a amar essa pessoa. Assim, temos a certeza de que, mesmo sem a presença física, esse amor continua existindo — apenas de outra forma”, completa.

 

Dicas para lidar com o luto

 

As especialistas reforçam que acolhimento, escuta e respeito ao próprio tempo são fundamentais nesse processo. Confira algumas recomendações:

 

  • • Permita-se sentir: negar a dor não faz com que ela desapareça; o luto precisa ser vivido.
  • • Respeite o seu tempo: cada pessoa tem um ritmo diferente para elaborar a perda.
  • • Compartilhe o que sente: conversar com amigos, familiares ou grupos de apoio ajuda a ressignificar a dor.
  • • Mantenha rituais e lembranças: celebrar a vida e a história construída com quem partiu pode trazer conforto.
  • • Cuide do corpo e da mente: atenção ao sono, alimentação e momentos de descanso.
  • • Procure ajuda profissional: psicólogos e terapeutas podem auxiliar na reconstrução emocional.
  • “Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem. É uma forma de cuidado consigo mesmo e de transformar a dor em aprendizado”, reforça a especialista.

 

Sobre a São Judas

 

A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, tem Conceito Institucional máximo concedido em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

 

A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.

 

Sobre a Ânima Educação

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil.

 

Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

 

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corpoorativa.

Moda

A elegância cotidiana como construção de estilo

A construção do estilo a partir de gestos simples que unem conforto, consciência e autenticidade

 

No cotidiano contemporâneo, marcado pela circulação constante de imagens, referências e micro estéticas, o estilo deixou de ser um gesto restrito a ocasiões formais e passou a integrar decisões práticas do dia a dia. A estetização da vida, presente nas escolhas de vestir, nos rituais pessoais e na forma como cada indivíduo se apresenta ao mundo, tornou-se parte da construção identitária. Nesse cenário, a elegância ganha novos contornos: não é mais um ponto de chegada, mas um modo de habitar a rotina com intenção, coerência e consciência.

 

A maneira como as pessoas combinam peças, equilibram conforto e presença e traduzem personalidade em pequenas escolhas revela uma busca por expressividade, e também por bem-estar e funcionalidade. A roupa, que antes respondia a códigos mais rígidos, assume o papel de mediadora entre quem somos e como queremos ser percebidos. A elegância cotidiana emerge, então, como resultado de hábitos: selecionar com cuidado, repetir com liberdade, adaptar ao contexto e preservar uma relação mais duradoura com o vestuário.

 

Esse movimento reflete uma percepção mais ampla de estilo, resultando em menos dependência de tendências rápidas e mais associação ao repertório individual. A construção de uma assinatura pessoal passa por olhar para o guarda-roupa como parte da vida prática e da dimensão simbólica, onde escolhas conscientes expressam pertencimento e autonomia. Assim, vestir-se torna-se uma prática que equilibra funcionalidade, estética e comportamento.

 

Entre as marcas regionais, a Deep aplica moda e identidade, destacando a importância de cultivar relações consistentes com as próprias peças. Segundo Ana Paula Aguiar, diretora da marca, “a elegância do dia a dia nasce quando entendemos que vestir é um gesto de presença. Não se trata de acúmulo, mas de escolhas que fazem sentido para quem somos e para o ritmo da vida. Esse olhar atento cria um estilo que acompanha a mulher em diferentes momentos, com autenticidade e naturalidade”, destaca.

Moda

Além do look: qual cor de lingerie usar no Ano Novo?

Com a chegada das festas de fim de ano, é hora de pensar nos looks para celebrar o Réveillon e renovar as energias para o ano que começa. Além da roupa escolhida para a virada, um detalhe que faz toda a diferença é a cor da lingerie. Para muitas brasileiras, a tradição vai além da moda e carrega significados ligados a desejos e intenções para o novo ciclo que se inicia dia 1º de janeiro.

 

Entre as cores mais procuradas para atrair prosperidade está o amarelo, que simboliza dinheiro e sucesso. A tonalidade é ideal para quem deseja começar o ano com mais segurança financeira e novas oportunidades.

 

• Sutiã com Base e Bojo com Laço Marisa – R$ 29,99

 

• Calcinha Caleçon Renda Marisa – R$ 9,99

 

O branco, clássico do Réveillon, representa paz, harmonia e recomeço. A cor é perfeita para quem quer deixar para trás o que não faz mais sentido e iniciar o novo ano com leveza e boas energias.

 

• Sutiã de Renda Push Up Marisa – R$ 29,99

 

• Calcinha String Fio Dental Renda Marisa – R$ 15,99

 

Já o rosa está diretamente ligado ao amor e ao afeto. Apostar em lingeries nessa cor é uma forma de atrair relações mais verdadeiras, fortalecer laços e, também, cultivar o amor-próprio em 2026.

 

• Sutiã de Renda com Base Marisa – R$ 29,99

 

• Calcinha Biquíni Renda – R$ 15,99

 

Para quem deseja uma virada cheia de intensidade, o vermelho é a escolha certa. A cor simboliza paixão, desejo e energia para o novo ano.

 

• Sutiã Tomara que Caia Renda – R$ 29,99

 

• Calcinha Tanga Renda – R$ 15,99

 

Todas as peças estão disponíveis nas lojas físicas e no e-commerce da marca.

 

Clique aqui para visualizar todas as imagens em alta resolução!

 

Sobre a Marisa

 

Muito além de ser uma das maiores redes de moda feminina do Brasil, somos uma Companhia em transformação, com o propósito claro de vestir sonhos e fortalecer conquistas. Nosso compromisso é com a mulher brasileira da classe C — protagonista da nossa história — e com sua família, oferecendo moda acessível, atual e com significado.

 

Desde 1948, quando Bernardo Goldfarb iniciou essa trajetória, seguimos evoluindo com ousadia, simplicidade e atitude de dona. Hoje, reafirmamos nossa missão: estar próxima e íntima da mulher, dando acesso à moda com custo-benefício, como e onde ela quiser.

 

Nosso foco estratégico coloca a mulher no centro de tudo o que fazemos. Isso se reflete em um sortimento mais aderente aos seus desejos, em um visual merchandising mais acolhedor e em soluções que vão além da moda — como produtos financeiros que ampliam o acesso ao crédito e iniciativas voltadas ao seu bem-estar e à sua saúde.

 

Com um portfólio que atende também o público masculino e infantil, queremos ser a primeira opção de moda para a mulher brasileira de classe C e sua família. Investimos continuamente em tecnologia e inovação, com serviços como “Clique e Retire” e “Ship from Store”, que tornam a experiência de compra mais ágil, integrada e conveniente.

 

Nossos valores — mulher no centro, acolhimento, integração, respeito, simplicidade e atitude de dona — são os pilares que sustentam cada decisão, cada coleção, cada interação. Estamos construindo, com consistência e paixão, uma marca que representa, acolhe e empodera. Uma marca que entende que a moda é ferramenta de expressão, de autoestima e de conquista.